Histórico



Pequeno histórico sobre IPOMÉIA


A colonização de Ipoméia começou em 1911. Nas décadas de 20 e 30 já havia em Ipoméia colonos brasileiros, descendentes de italianos e um grupo de teuto brasileiros, vindos do litoral catarinense e do Rio Grande do Sul.
Pelos anos 11 e 12 deste século, Ipoméia na época chamava-se Rio Preto, a qual começou a ser colonizada com a chegada dos caboclos, tendo por objetivo a construção da Estrada de Ferro: São Paulo/Rio Grande do Sul. Estes ilustres senhores “arregaçaram as mangas” e começaram o trabalho. Nesta época tudo era difícil, mas para a sobrevivência e o surgimento de outras famílias, foi necessário iniciar com o desmatamento, fazer um mapeamento por onde deveria ser construída a referida estrada.
Esse fato, entre outros, marcou o início da colonização de Ipoméia, que recebeu essa designação devido à grande quantidade de flores “Ipomeia” existente na região. Ipoméia, até dezembro de 1943, era chamada de Princesa Izabel, era lugar certo para o cultivo primordial do trigo, apresentando clima e terra boa para esta e outras culturas, aqui se pôde observar imensos trigais, varias indústrias, moinho, que eram conhecidos por toda a região.
Nos primeiros anos de colonização a localidade já estava bem estruturada. A estrada de ferro que passava pelo lugar era sinônimo de progresso, modernidade e também um estímulo para novos colonizadores.
Do ano de 1949 até 1955, Ipoméia pertencia para Videira, a partir de 1955, depois de muita luta e disputa política, Ipoméia passou a pertencer ao atual município de Rio das Antas.
Porém, a partir da já referida década de 50, a economia entrou em decadência e paulatinamente os habitantes também começaram a abandonar o local, e hoje Ipoméia tornou-se Distrito do município de Rio das Antas mostrando um pequeno crescimento populacional e econômico.
Sabe-se que Ipoméia apesar da economia pouco expressiva, a agricultura deste distrito, bem com as comunidades integradas a ele, constitui cerca de 75% da atual economia do município de Rio das Antas. Ipoméia conta também, com um pequeno comércio composto de alguns mercados, oficina mecânica, lanchonetes e bares, escolas, CEI , fábricas, marcenarias, postos de saúde, correio, etc.
            Com o crescimento do pequeno vilarejo, a educação não poderia ser deixada de lado. estabeleceu-se então a necessidade da criação de uma escola para atender a clientela infantil . E assim começou a educação infantil no nosso município.



O Centro de Educação Infantil  Municipal Ipoméia foi criada em 26 de julho de 2003  com o objetivo de atender  a necessidade de mães que precisam trabalhar e não disponibilizam de pessoas para ficar com seus filhos.

Atualmente são atendidas aproximadamente 147 crianças de Educação Infantil com idades que  variam de 4 meses a 5 anos sendo que das mesmas  32  permanecem em período integral e estão divididos em quatro turmas, Berçário (4m à 2 anos) Maternal (2 a 3 anos)Maternal II ( 3 a4 anos) Pré I (4 a 5 anos) e Pré II ( 5 a 6 anos).



Objetivo Geral

A Educação Infantil tem por objetivo a formação das crianças de zero a seis anos, para que sejam capazes de participar, consciente e criticamente em uma sociedade em constante mudança e com bases democráticas



“”A educação nos acompanha durante toda a vida, pois sempre estamos aprendendo coisas novas e, portanto, nos educando. Entretanto, é na infância que o processo educativo se torna mais intenso, proporcionando ao indivíduo o instrumento físico, intelectual, emocional e social de que precisa para tornar-se um ser social.””

Conheça um pouco do Centro de Educação Infantil Municipal Ipoméia .

















Refeitório 





Direção




Sala Pré I





Sala Pré II 




Berçário




Sala Maternal I 




Berçário



Cozinha


Sala do Maternal II